Pedagogia Espírita na Universidade

  O Companheiro Joserlene de Lima Pinheiro apresentou, no início da noite de quinta-feira (25/11/2010), o seu trabalho de pesquisa intitulado "PEDAGOGIA ESPÍRITA E SOFTWARE LIVRE: ESPIRITUALIDADE E FUNDAMENTOS ÉTICOS NO USO DA TECNOLOGIA". A apresentação fez parte das atividades da XV Semana Universitária da Universidade Estadual do Ceará. No primeiro semestre de 2011, Joserlene Pinheiro apresentará sua monografia de conclusão de curso a qual está relacionada a apresentação disponível no link abaixo.


1 - Slides da apresentação

 RESUMO

Pedagogia espírita e Softwares Livre: Espiritualidade como fundamento ético da tecnologia

Dos mais remotos tempos à contemporaneidade, a tecnologia por um lado, e a espiritualidade, por outro, despertam diferentes formas de compreensão e interpretação das relações humanas. Os artefatos culturais desenvolvidos ao longo história das sociedades têm, na relação entre estes campos, consideráveis repercussões intimamente ligadas à existência humana, seus modos de estabelecimento e os rumos que devem ou podem tomar estes grupamentos. O presente trabalho apresenta alguns elementos obtidos na pesquisa em andamento com finalidade de elaboração do trabalho monográfico do autor, interessado em compreender as potencialidades e limitações do diálogo entre a filosofia do movimento do software livre (SL) e a proposta pedagógica espírita. Desta forma, discutir o presente contexto educacional caracterizado pela da emersão de paradigmas diversos, sistematizar as especificidades inerentes ao que vem sendo caracterizado por pedagogia espírita e refletir sobre potencialidades e limitações inerentes ao desenvolvimento desta proposta na sociedade globalizada permitem estabelecer relações entre a filosofia do SL e a proposta pedagógica espírita; Para uma melhor compreensão da diferença existente entre a proposta espírita e suas consequências de aspectos sociológicos e pedagógicos, a pesquisa bilbiográfica servirá de balizas de modo a delimitar o que efetivamente está expresso no corpo doutrinário do espiritismo (conjunto conhecido como “obras básicas”), em obras de intelectuais espíritas coerentes com este corpo teórico, reconhecendo a psicografia enquanto gênero pouco explorado nos meios acadêmicos, e a opinião específica dos entrevistados. Além da apropriação dos conceitos espíritas, a compreensão da filosofia advinda do movimento do SL, desde o mentor desta proposta aos adeptos e usuários entrevistados, pretende fundamentar a interpretação das relações estabelecidas nos bastidores do desenvolvimento tecnológico para além dos bens materiais por este gerado. A pesquisa de campo pretende coletar informações quanto a compreensão dos entrevistados sobre a relação entre espiritualidade, educação e desenvolvimento tecnológico, a partir da participação de voluntários interessados em responder ao questionário publicado no ambiente da internet. Este processo pretende, também, estabelecer um recorte que diferencie o público espírita do não-espírita, com a finalidade de estabelecer parâmetros comparativos. Os dados obtidos, analisados qualitativamente, visam uma compreensão mais rigorosa quanto as repercussões da filosofia do software livre e da pedagogia espírita na educação, a partir dos elementos teóricos consultados e o modo como estes elementos podem relacionar-se na visão dos entrevistados. Preliminarmente, as respostas de 60(sessenta) entrevistados demonstram diferenciações interessantes quanto a concepção de educação, sua relação com espiritualidade e com as tecnologias que emergem de modo cada vez mais ostensivo em nossa sociedade, sendo o público espírita significativamente afeito à adoção do software livre e defensor de sua filosofia.