Dissertação Mestrado (UFC) - Os educadores-palhaços do grupo fantasia: o que aprendem e o que nos ensinam sobre educação moral



Na manhã do dia 23 de setembro de 2010, a, até então, mestranda (UFC) e coordenadora pedagógica do Instituto de Pedagogia Espírita do Ceará, Aline da Silva Sousa, defendeu sua dissertação intitulada "Os educadores-palhaços do grupo fantasia: o que aprendem e o que nos ensinam sobre educação moral", sob a orientação da Profa. Dra. Ercília Maria Braga de Olinda. A defesa ocorreu no Predio do NUPER - Campus do Benfica (Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

É um momento de uma grande alegria que não está restrita somente à nova Mestra do pedaço (Aline). Essa satisfação também não se resume somente aos que participam diretamente  ou indiretamente das atividades do grupo Fantasia. Trata-se de um momento especial para todos aqueles que trabalham acreditando que fazer uma pessoa feliz nunca é suficiente, acreditam no jovem como protagonista de um Novo mundo e no espírito como foco do processo educativo.  

Click no link abaixo e veja a apresentação em slides

http://www.scribd.com/doc/38021169/Os-educadores-palhacos-do-Grupo-Fantasia


Abaixo segue o resumo da dissertação



RESUMO

A presente dissertação, intitulada Os educadores-palhaços do grupo fantasia: o que aprendem e o que nos ensinam sobre educação moral, teve como objetivo geral compreender a visão dos integrantes do Grupo Fantasia sobre a educação moral desenvolvida nas atividades voluntárias realizadas em um dos abrigos visitados por eles - o Abrigo Casa-Família de Maracanaú. Os sujeitos da pesquisa são denominados de educadores-palhaços pela dimensão educacional e social do trabalho desempenhado e por expressarem-se através da figura singular, divertida e libertadora do palhaço. São jovens pertencentes à Mocidade Espírita Nova Geração da Sociedade Espírita de Maracanaú (SOESMA). Com atividades lúdicas e artísticas, o grupo desenvolve uma proposta de educação moral inspirada na Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, no final do século XIX. Não há intenção de fazer adeptos para esta doutrina, mas colaborar na formação de pessoas de bem, de acordo com a moral do Cristo. As  perguntas orientadoras da investigação foram: quem são os jovens pertencentes ao grupo? Como atuam? O que o grupo nos ensina e o que aprendem sobre educação moral nas variadas atividades pedagógicas e sociais desenvolvidas por eles? O referencial teórico acerca do desenvolvimento moral, emergiu das perspectivas de Jean Piaget e Lawrence Kholberg; bem como dos princípios morais de Rousseau e de Pestalozzi, além da moral espírita com base em Allan Kardec. A compreensão do Grupo Fantasia acerca da educação moral foi investigada combinando duas metodologias qualitativas de pesquisa: a pesquisa-ação proposta por René Barbier e Michel Thiollent e a pesquisa (auto)biográfica desenvolvida a quase três décadas por investigadores que utilizam as histórias de vida em formação. Os procedimentos utilizados foram: o Círculo Reflexivo Biográfico (CRB); criado em pesquisa anteriormente desenvolvida pela professora Ercília Braga com o Grupo Fantasia; a observação participante acompanhada do diário de intinerância, de registros fotográficos e de filmagens. O trabalho realizado permitiu uma ampla reflexão sobre a prática efetivamente realizada, levando o grupo a reelaborar seu projeto pedagógico. A experiência desenvolvida pelos educadores-palhaços pode contribuir para o campo da educação popular, sobretudo no trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes, mais profundamente no desenvolvimento de valores e atitudes que apontam para uma sociedade mais fraterna e justa.

Logo estará sendo disponibilizado, nesse blog, novas informações acerca desse trabalho. Em alguns meses, se possível, disponibilizaremos na íntegra a dissertação.

Régis Siqueira