Reencarnação: a queda do Mito do“Dom Musical”



Não somente a apreciação musical, mas também uma participação mais direta, seja no tocar de instrumentos, seja no cantar ou compôr, é um desejo de um número considerável de pessoas, que, por muitas vezes, tem seus anseios anulados pela crença de que somente indivíduo que nasce com certa habilidade musical é capaz de desempenhar adequadamente essa arte.
Outra séria questão relacionada ao "dom musical" consiste na necessidade ou não do contínuo aprimoramento daqueles que já nascem com visíveis potenciais. Se o dom é consirderado algo inato, há necessidade de aprimoramento?

O professor Tiago de Lima Castro (Conservatório Musical de São Caetano do Sul) apresentou no III Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita/ I Congresso Internacional de Educação e Espiritualidade (2010) um trabalho que relata a queda do Mito do Dom Musical justificada pela lei da Reencarnação. 

RESUMO

O dom musical é um mito que  tem  influenciado a educação musical por muito  tempo. O  meio sociocultural explica certos casos de grandes músicos, mas casos excepcionais, como Hermeto Pascoal e muitos outros, levam o dom musical a sobreviver. Esse mito traz consequências negativas à educação musical, já que o dom musical minimiza a ação do educador, como maximiza o orgulho e  egoísmo  de  educando,  já que  é  um  escolhido  do  transcendente  ou  do  acaso.  A  reencarnação permite  explicar  racionalmente essas habilidades inatas,  como  decorrentes  de  outras  existências, mas mostrando a influência do meio sociocultural, trazendo tanto soluções para a educação musical  tanto  em  seu  aspecto  pratico  intelectual,  como  no  aspecto moral,  pois  o  educando  torna-se  um  indivíduo  o  qual  pode  ter  potencialidades  inatas, mas  ainda  necessita  atualizá-las  através  de  sua existência, com a ajuda inclusive do educador.

O Artigo completo encontra-se no seguinte endereço

http://www.scribd.com/doc/40625033/Mito-do-Dom-Musical