4, 5 e 6 de setembro de 2010
Centro de Convenções Rebouças - São Paulo/SP
Simultâneo com o 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita
Tradicionalmente, desde o pajé da tribo ao monge medieval, a educação esteve sempre nas mãos das religiões. Mas, as sociedades democráticas ocidentais expulsaram a religião da escola, para promover a liberdade de pensamento e o pluralismo. Por isso, hoje, grande parte da educação formal, que as crianças e os jovens recebem, está divorciada de valores espirituais e do cultivo da fé. Por outro lado, mesmo numa sociedade fortemente laica, ainda existem as facções religiosas fundamentalistas, que pregam a intolerância e o fanatismo.
Na área da saúde, depois de dois séculos de reducionismo biológico, alguns cientistas pesquisam hoje os benefícios da espiritualidade para os seres humanos. A fé, vivenciada de maneira saudável, sem medos e repressões, favorece a superação diante dos problemas da vida e da morte e confere sentido à existência humana.
Põe-se então uma questão: como recuperar a espiritualidade na educação – necessária, culturalmente válida e benéfica à existência – sem cairmos no ensino confessional impositivo, que não respeita a pluralidade? Pesquisadores e educadores atuantes em universidades e organizações não governamentais de diferentes países têm proposto idéias neste sentido, incluindo o diálogo inter-religioso e o resgate da espiritualidade de forma plural.
Põe-se então uma questão: como recuperar a espiritualidade na educação – necessária, culturalmente válida e benéfica à existência – sem cairmos no ensino confessional impositivo, que não respeita a pluralidade? Pesquisadores e educadores atuantes em universidades e organizações não governamentais de diferentes países têm proposto idéias neste sentido, incluindo o diálogo inter-religioso e o resgate da espiritualidade de forma plural.
No Brasil, esse movimento ainda é tímido. Universidades e centros de pesquisa costumam rejeitar a inclusão da espiritualidade, seja como objeto de investigação, seja como dimensão a ser respeitada na educação do ser humano.
Essa atitude acadêmica não leva em conta a realidade da população brasileira, em sua maioria (mais de 90%, segundo todas as pesquisas), ligada a algum tipo de espiritualidade ou religião.
Desde 2004, a Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, em convênio com a Universidade Santa Cecília, em três Congressos Brasileiros de Pedagogia Espírita, tem trabalhado por essa idéia de inclusão da espiritualidade na educação, de forma inter-religiosa, interdisciplinar e plural.
Nos dias 4, 5 e 6 de setembro de 2010, realiza-se o 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE, simultaneamente ao 4º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita.
A temática se divide em três eixos: saúde e espiritualidade, educação e espiritualidade e reencarnação e educação.
Saúde e espiritualidade – resultados de pesquisas de mais de duas décadas, a respeito dos benefícios da espiritualidade na saúde física e mental, implicam na necessidade de resgatarmos essa dimensão humana na prática educacional.
Educação e espiritualidade – propostas de pesquisadores universitários e de representantes de diversos segmentos religiosos oferecem diretrizes para a inserção da espiritualidade na educação, sem imposições doutrinárias.
Reencarnação e educação – no Brasil, quase 50% da população é adepta da idéia da reencarnação e pesquisas científicas internacionais indicam possíveis evidências para esta hipótese; que impacto essa idéia pode produzir na educação?
Antonia Mills, formada em Artes e Ciências, PHD por Harvard, pós-doutora em Ciências Sociais. Professora da Universidade Nothern British Columbia (Canadá), membro ativo do programa de estudos das nações indígenas. Ativista em favor dos direitos indígenas e pesquisadora da reencarnação entre eles. Co-autora da obra Amerindian Rebirth: Reincarnation Beliefs among North American Indians and Inuit (Renascimento entre os indígenas amereicanos: crenças de reencarnação emtre os índios norte-americanos e inuit) (sem tradução e português).
Jim B. Tucker, doutor em Medicina, é diretor médico da Clínica Psiquiátrica da Família e da Criança e professor assistente da Divisão de Estudos de Percepção e da Divisão de Psiquiatria da Família e da Criança, ambas da Universidade de Virginia USA. Os seu principais interesses na pesquisa acadêmica são crianças que parecem ter recordações de vidas passadas e lembranças pré-natais e de nascimento. Ele é o autor do livro Vida antes da Vida: Uma investigação Científica sobre Crianças com Lembranças de Vidas Passadas, (com tradução em português).
Laura H. Lippman, antropóloga, demógrafa, diretora da Child Trends (Ong de Pesquisa e desenvolvimento da Criança), co-autora do livro What do children need to flourish? (O que as crianças precisam para florecer?) e participa da obra The Handbook of Spiritual Development in Childhood and Adolescence (Manual do Desenvolvimento Espiritual na Infância e na Adolescência), ambos sem tradução em português. Trabalha em escalas de espiritualidade entre os jovens, com o apoio da John Templeton Foundation.
Marian de Souza, Professora Titular da Universidade Católica da Austrália, Editora do Journal of Religious Education (Jornal de Educação Religiosa). Principal organizadora do livro International Handbook of the Religious, Moral and Spiritual Dimensions in Education. (Manual Internacional das Dimensões Religiosa, moral e espiritual da Educação) (sem tradução em português). É conselheira honorária do Centro de Educação Religiosa e Espiritual de Hong Kong e organizadora do 8ª Conferência Internacional para a Espiritualidade da Infância na Universidade Católica da Austrália (2008).
Przemysław Grzybowski, Doutor em Ciências Humanas pela Faculdade de Educação Intercultural na Universidade de Białystok. Docente desta Faculdade. Autor de diversas obras e artigos sobre educação inter-cultural, co-autor de obras sobre Tanatopedagogia. Integrante do movimento internacional de Patch Adams.
CONVIDADOS NACIONAIS (confirmados)
Alessandro Cesar Bigheto, pedagogo, mestre em História da Educação pela Unicamp. Professor de Ética e Filosofia no ensino fundamental, médio e superior. Autor de Eurípedes Barsanulfo, um educador de vanguarda na Primeira República (Editora Comenius) e co-autor de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional).
Alexander Moreira-Almeida, médico psiquiatra, doutor em Medicina pela USP, pós-doutor pela Universidade de Duke, professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.
Alexandre Leone, rabino da Comunidade Judaica de Alphaville (SP) doutor em cultura judaica na Faculdade de Filofosia, Letras e Ciências Humanas -USP, pesquisador do Centro de Estudos Judaicos da USP e professor da Escola Dominicana de Teologia de São Paulo e do CCEJ ligado à Pontifícia Faculdade de Teologia N. S. Assunção.
André Andrade Pereira, graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É professor da UFF (Universidade Ferederal Fluminanse), no curso de Pedagogia.
André Luiz Peixinho, graduado em Medicina, Filosofia e Psicologia, mestre em Medicina Intrena e Doutor em Educação (Unversidade Federal da Bahia – UFBA) Especializado em Terapia regressiva a vivências passadas pelo Woolger Training Internacional (EUA). Atualmente é professor titular de Saúde da Família da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professor adjunto IV da Faculdade de Medicina da Bahia, coordenador pedagógico do Instituto Junguiano da Bahia, coordenador do Centro de Decisão da Sociedade Hólon.
Dora Incontri, jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação pela USP, diretora da Editora Comenius, coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, coordenadora da pós-graduação de Pedagogia Espírita pela Unisanta (Universidade Santa Cecília) e pela Unibem (Faculdades Integradas Espíritas). Autora de mais de 30 obras sobre educação, espiritualidade e espiritismo, entre outras: Pedagogia Espírita, um projeto brasileiro e suas Raízes (Editora Comenius), Vivências na Escola (Editora Comenius), Deus e deus (Editora Comenius), co-autora de Todos os Jeitos de Crer e Jeitos de Crer (9 volumes de ensino inter-religioso) (Editora Ática) e de Filosofia, Construindo o Pensar (Editora Escala Educacional) e de A Arte de Morrer – visões plurais (vol. 1) (Editora Comenius).
Franklin Santana Santos, doutor em Medicina pela USP, pós-doutorado em Psicogeriatria pelo Instituto Karolinska na Suécia. Coordenador dos Cursos de Tanatologia-Educação para a morte e Cuidados Paliativos da Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP, professor responsável pela disciplina Tanatologia-Educação para a Morte, na pós-graduação em Ciências Médicas da FMUSP. Coordenador do NIEPES-Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde. Editor dos livros: A Arte de Morrer-Visões Plurais Vol I e II (Editora Comenius) Cuidados Paliativos-Discutindo a Vida, a Morte e o Morrer (Editora Atheneu).
Frederico C. Leão, médico psiquiatra, mestre em Medicina pela USP, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Membro do conselho deliberativo do Hospital João Evangelista. Médico do IPQ-HC- Faculdade de Medicina da USP. Coordenador do ProSER (Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da Insitituto de Psiquiatria-Hospital das Clínicas-FMUSP).
João Francisco Régis de Morais, mestre em Filosofia Social pela Unicamp, doutor e livre-docente pela Unicamp e Professor do Centro Universitário Salesiano. Mais de 30 capítulos em livros e mais de 50 livros publicados, entre eles Espiritualidade e Educação (CEEAK), Ecologia da Mente (Editora Psy), Violência e Educação (Editora Papirus), Educação, Mídia e Meio Ambiente (Editora Atomo).
Juarez Tadeu de Paula Xavier, graduado em Comunicação Social Jornalismo pela PUC-SP, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP). Professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em tradições afro-brasileiras.
Julio Peres, psicólogo clínico, doutor em Neurociências pela USP, pós-doutor pelo Center for Mind and Spirituality da Universidade da Pensilvânia. Autor do primeiro estudo Latino Americano que investigou cientificamente os efeitos neurobiológicos da psicoterapia através da neuroimagem funcional. Possui vários artigos científicos publicados sobre psicoterapia, espiritualidade e superação. Autor do livro Traumas psicológicos: tratamentos e superação (Editora Roca). Desenvolve pesquisas científicas sobre resiliência, espiritualidade/reencarnação e respectivo impacto na Saúde.
Leonildo Silveira Campos, graduado em Teologia (Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil) e em Filosofia (Universidade de Mogi das Cruzes), doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor titular da Universidade Metodista de São Paulo.
Luiz Jean Lauand, mestre e doutor em História e Filosofia da Educação pela USP. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Fundador e diretor do CEMOrOc- Centro de Estudos Medievais - Oriente e Ocidente, do EDF-FEUSP. Prof. Investigador e Pesquisador Emérito do IJI - Instituto Jurídico Interdisciplinar da Univ. do Porto. Acadêmico da Real Academia Espanhola de Letras de Barcelona (Reial Acadèmia de Bones Lletres - Membro correspondente)
Ney Lobo, graduado em Filosofia, conduziu uma experiência pedagógica nas décadas de 60 e 70, criando a Cidade-Mirim, no Instituto Lins de Vasconcellos, em Curitiba (Paraná). Autor de obras sobre educação como: Filosofia Espírita da Educação (FEB Editora), Prática da Escola Espírita (Editora Auta de Souza). Trabalha atualmente na obra Pedagogia da Espiritualidade (em 8 volumes) ainda inédita.
Em breve, inscrições no site da ABPE – www.pedagogiaespirita.org.br