A Pedagogia Espírita e o uso de softwares livres na educação será tema de monografia na Universidade Estadual do Ceará

      Assumindo que a pesquisa não ocorre de maneira neutra ou de modo desconectado do contexto histórico-social do pesquisador (DEMO, 1997), a opção de eleger como tema específico para esta pesquisa o diálogo entre a Pedagogia Espírita e o uso de softwares livres, vêm integrar áreas de estudo do meu interesse e onde atuo efetivamente.


Tais temas isoladamente já vêm proporcionando mudanças de perspectiva à prática educacional em nossa sociedade e vêm discretamente ganhando espaço nos meios acadêmicos. O interesse em uní-las nesta pesquisa constitui um projeto que busca explicitar potencialidades e limitações para o desenvolvimento dessas práticas educativas, particularmente para colaborar com os meios espírita e acadêmico.



A compreensão da pedagogia espírita como proposta de consolidação do paradígma do espírito, processo histórico gestado ao longo dos últimos 2.500 anos que traz como consequência radical, a educação efetivada num processo emanado dos princípios de amor, liberdade, igualdade com singularidade, naturalidade, ação e educação integral (INCONTRI, 2004), implica a ação crítica do educador espírita sobre o contexto pedagógico onde o mesmo se insere.
O despertar da sensibilidade dos que se inspiram nos ideais da doutrina dos espíritos para o reconhecimento de elementos presentes na sociedade que colaborem com a consolidação de uma prática pedagógica espírita, não busca uma sectarização dentro dos meios pedagógicos ou evangelizadores, mas a cooperação para a mudança paradigmática nos meios educacionais da sociedade como um todo.
Pretendemos tratar específicamente do advento do software livre e do seu uso como recurso pedagógico, uma vez que em nossa sociedade, o uso do computador ganha abrangência cada vez maior enquanto a discussão sobre princípios éticos quanto ao desenvolvimento e propriedade dos artefatos tecnológicos vêm sendo relegada, seja no domínio técnico ou pedagógico.
Destacamos, portanto, os aspectos morais e filosóficos na adoção de softwares específicos para o fim educacional. Caso tal discussão não ocorra, aumenta o risco de concorrermos para formas de manipulação com intuitos mercadológicos, diretamente relacionados com interesses financeiros, excludentes e marginalizantes, que são característicos do acentuado avanço capitalista (SILVEIRA, 2005).

Na união entre elementos presentes na proposta educacional espírita e da filosofia do Software Livre, esperamos incentivar uma cultura de visão fraterna e colaborativa, que transcendem aos apelos materialistas, e instauram-se como opção ao quadro social vigente de acentuados individualismo e competitivismo.
Sendo a dinâmica social do Espiritismo norteada pelo lema Liberdade, igualdade e fraternidade, decorre que “educar será a forma de libertar o homem e induzí-lo a se conhecer melhor e, consequentemente, a conhecer a humanidade. A solução do problema social para o espiritismo deve ser baseada na Pedagogia. A educação é o instrumento para a transformação do mundo”(COLOMBO, 1998, p. 84). Portanto, fica a reflexão quanto a uma tomada de posição coerente com os pressupostos da doutrina espírita, voltada para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.
Obviamente não defendemos apenas a adoção do software livre como panacéia pedagógica aos problemas enfrentados por nossa sociedade, é por isso que os fundamentos da pedagogia espírita devem fazer-se presentes na educação, uma vez que, sem este cuidado, podemos utilizar o software livre de maneira dogmática e egoísta e numa educação tão tradicional quanto a que presenciamos em nossa sociedade.
A prática dos educadores e suas opções didáticas, revelam muito da sua forma de ver e estar no mundo. A reflexão sobre qual abordagem pedagógica é adotada pelo mesmo, se esta têm um perfil mais conservador ou progressista (FREIRE, 2005) e como esta opção reflete-se em sua práxis educacional, apresenta-se como objeto de interesse desta pesquisa, por tratar de tema em intensa discussão nos meios acadêmicos e na sociedade de forma mais ampla.
Para além de uma simples aleatoriedade, ou de um mero partidarismo, a pesquisa científica colabora com a análise concreta, embora nunca definitiva, do objeto de estudo. Dessa forma, dar corpo ao projeto que desejo executar, visa um ato de colaboração aos que desenvolvem a discussão sobre a pedagogia espírita e sobre o uso do software livre na educação, a partir de uma experiência prática, metodologicamente organizada e aberta para as possíveis e necessárias críticas e estudos complementares.
O presente estágio da pesquisa pretende obter dados de usuários de computadores, independente de sua orientação religiosa, quanto suas opiniões sobre o uso das Tecnologias na educação, conhecimento sobre software livre e sua filosofia, e a possibilidade percebidas por eles, entre doutrina espírita e o uso dessas tecnologias na educação.
O link para acesso ao formulário da pesquisa é:

http://spreadsheets.google.com/viewform?hl=pt_BR&formkey=dEtDQ3ZpZlRpdVpXTllfN0d1M1BGenc6MA

Em breve divulgaremos novas informações sobre o encaminhamento desta pesquisa e socializaremos as reflexões pertinentes à temática.
Forte Abraço
Joserlene Lima Pinheiro (Leno)